Header Ads Widget

header ads
header ads

Futebol Feminino

Meninas de ouro irão participar do Campeonato Brasileiro Feminino

De acordo com Marco Aurélio Cunha, clubes poderão selecionar as jogadoras da seleção permanente via "draft". Regras serão anunciadas nos próximos dias

Por Rio de Janeiro
Brasil ouro futebol feminino pan-americano 2015  (Foto: Tom Szczerbowski/Reuters)Brasil conquistou o ouro no futebol feminino no Pan (Foto: Tom Szczerbowski/Reuters)
O Campeonato Brasileiro feminino deste ano contará com reforços de ouro. Buscando tirar as jogadoras do "regime de concentração", a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em decisão conjunta com a comissão técnica, decidiu incluir as atletas da seleção permanente - campeãs no futebol feminino no Pan 2015 - na competição nacional. Para deixar a disputa equilibrada, as jogadoras que não se transferirem para clubes do exterior serão selecionadas pelos clubes na forma de draft ou como a entidade coloca, sistema de seleção - comum na NBA. O mecanismo evita que uma equipe não concentre todas as atletas em seu elenco.

- Na verdade vão participar da fase de oito times. Nós vamos criar um draft (colocado pela CBF como sistema de seleção) para que aquelas que permaneçam no Brasil possam ser escolhidas uma a uma - disse Marco Aurélio Cunha, diretor de futebol feminino da CBF, em declaração ao GloboEsporte.com nesta quinta-feira.

As jogadoras entrarão apenas na segunda fase do Brasileiro, quando estarão disponíveis oito equipes. A estreia do campeonato ocorre em 9 de setembro. Na fase inicial, serão quatro grupos com cinco clubes. Em seguida, avançam os dois melhores de cada grupo que formam duas chaves de quatro - é neste momento que as medalhistas entram na competição. Logo depois, se iniciam as semifinais e posteriormente a final - as fases com partidas de ida e volta.
Formiga, 37 anos e com 20 anos de seleção brasileira, comemorou a participação no torneio e acredita que selecionar de forma organizada é o melhor para proporcionar o equilíbrio entre todos.
seleção feminina na CBF (Foto: Divulgação CBF)Fabiana, Gabi, Andressa, Tamires e Erika na sede da CBF (Foto: Divulgação CBF)
- Acredito que seja a melhor forma entrar na segunda fase e com o processo de seleção. Se deixar as equipes escolherem um time pode ficar muito forte. Então, nada melhor do que fazer o draft mesmo e proporcionar um disputa legal - disse Formiga ao GloboEsporte.com.

Manoel Flores, diretor de competições da CBF, ressalta que os critérios do sistema de seleções das atletas do grupo comandado por Vadão serão divulgados posteriormente. O treinador já havia comentado ainda na disputa do Pan sobre os benefícios de ter suas atletas em uma competição nesse formato.

- É pelo fato de ficar chato você ficar sempre no hotel com folgas programadas porque a pessoa não está liberada. Acaba o treino ela vai para o hotel, acaba o treino ela vai para o quarto. É diferente quando você está em um clube e vai para casa, shopping, namorar. É diferente. Até por esse fato estressante de ficar um longo período junto é bom que isso possa ser diluído no segundo semestre sem que isso prejudique o calendário - ressaltou Vadão na época ao GloboEsporte.com, colocando ainda que será a oportunidade para observar novos valores.
Confira os grupos da primeira fase:

Grupo 1: Ferroviária (SP), Iranduba (AM), Pinheirense (PA), Rio Preto (SP) e Santos (SP)

Grupo 2: Centro Olímpico (SP), Duque de Caxias (RJ), Flamengo (RJ), Kidermann (SC) e Portuguesa (SP)

Grupo 3: América (MG), Foz Cataratas (PR), Mixto (MT), São Francisco (BA) e São José (SP)

Grupo 4: Botafogo (PB), Caucaia (CE), Tiradentes (PI), Viana (MA) e Vitória (PE).

Fonte CBF

Postar um comentário

0 Comentários

header ads