Header Ads Widget

header ads
header ads

Sustentabilidade no futebol

Os clubes podem assumir um papel de conscientizadores de seus torcedores. Podem assumir seu papel social de forma definitiva, criando uma massa de torcedores mais críticos e conscientes. Mas não vamos deixar a responsabilidade somente com os clubes. Os torcedores, como cidadãos que são, podem adotar um comportamento mais cuidadoso com o ambiente, mesmo no momento em que estão nos estádios de seus clubes. Podem ser mais cuidadosos com os resíduos, podeFutebol e sustentabilidade
Flavio Paiva
Os clubes de futebol devem cada vez mais atentar para um assunto de grande atualidade e relevância: a sustentabilidade. Os assuntos ecologia, sustentabilidade e meio ambiente entraram de forma definitiva no dia-a-dia das pessoas. Os clubes, federações e confederações não podem mais se omitir.
A Fifa definiu a Copa de 2014 no Brasil como a Copa Verde. Preocupação com os processos produtivos e insumos estão na pauta da federação internacional de futebol. E os clubes? Estão voltados para esta questão? Ainda não, ou de forma muito incipiente. Tomemos alguns exemplos.
Lixo coletado após os jogos de futebol nos estádios: qual a destinação e separação deste material? Por experiência, quando estive tanto no Grêmio como no Internacional, vi milhares de copos plásticos, bandeiras (promocionais e, portanto, plásticas), embalagens de salgadinhos, biscoitos e cachorros-quentes sendo varridos por um exército de funcionários. O lixo era então embalado em grandes sacos e coletado posteriormente. Atualmente (para ficarmos unicamente no exemplo dos copos plásticos), haveria a possibilidade deste material ser separado e direcionado a empresas recicladoras. Há algumas empresas que reciclam este material e o tranformam em tábuas, roupas ou outros itens. Seria golaço do ponto de vista ambiental e de marketing.
Emissão de carbono nos jogos: quando há uma partida no estádio, há a reunião de um contingente muito grande de automóveis e pessoas. Em média, podemos considerar 25 mil pessoas por partida. Muitas delas vêm de automóvel e as outras, de ônibus, vans, etc. Além disto, temos a explosão de fogos de artifício. Portanto, temos um volume considerável de CO2 sendo emitido em um único local da cidade, ao longo de aproximadamente três horas. Por que os clubes não adotam mecanismos de compensação? Pode passar, claro, pela compra de créditos de carbono. Mas podem ser iniciativas mais simples, como plantio de árvores. Simples, baratas e eficientes.
Por fim, como está o processo produtivo dos uniformes dos clubes e produtos licenciados? Qual a preocupação com a sustentabilidade nestes processos? Os clubes, como grandes indutores, podem informar seus torcedores a priorizar produtos sustentáveis. Pode-se instituir o famoso selo verde, assim como há o selo holográfico para evitar que o produto seja falsificado.
Os clubes podem assumir um papel de conscientizadores de seus torcedores. Podem assumir seu papel social de forma definitiva, criando uma massa de torcedores mais críticos e conscientes. Mas não vamos deixar a responsabilidade somente com os clubes. Os torcedores, como cidadãos que são, podem adotar um comportamento mais cuidadoso com o ambiente, mesmo no momento em que estão nos estádios de seus clubes. Podem ser mais cuidadosos com os resíduos, podem optar por preservar as arenas dos jogos dos times do coração e também o mais grandioso de todos os estádios, o nosso planeta.

Postar um comentário

0 Comentários

header ads